segunda-feira, 24 de maio de 2010

O hippie britânico da Asa Norte

Ontem, fim de tarde, enquanto destravo o carro no estacionamento do meu bloco, me aborda um sujeito estranho. Cabelo louro esbranquiçado, barba por fazer, mal vestido ao estilo hippie aos cinquenta anos, me pergunta se falo inglês.

À resposta afirmativa, pediu, num inglês com forte acento britânico, uma ajuda para comprar algo para jantar.

Como bom jornalista, quis saber mais sobre o malucão. Ele disse que era europeu, mas negou-se a dizer de qual país, e que estava pregando a contra-revolução no mundo quando foi roubado na Asa Norte. Disse ainda que os larápios levaram tudo que tinha e que só restou a roupa do corpo e o saco de dormir.

Perguntei se havia procurado a Embaixada, no que respondeu que dorme na porta todos os dias esperando alguma ajuda --mais uma vez, não quis falar qual Embaixada procurou, dizendo apenas que ficava na “South Wing”. Reclamou do frio da noite brasiliense e das águas do Lago Paranoá, e que tem dificuldades em se comunicar.

Ao ir embora, agradeceu com toda aquela fleuma britânica, “thank you for your kind donation”, e saiu vagando pela comercial da quadra, com um balde na mão e o saco de dormir preso às costas.

Caras malucos como esse existem por todos os lados. Nas grandes cidades do Brasil, como Rio e São Paulo, existem casos destes aos montes –assim como em centros mais, digamos, hippies, como Pirenópolis, Arembepe ou Alto Paraíso.

Mas encontrar, na imensidão vazia de Brasília, um andarilho destes, que não fala uma palavra em português, me chamou a atenção. O que ele estaria fazendo aqui?

Se existe um bom lugar para se pregar uma contra-revolução, com certeza não é embaixo das árvores e dos viadutos da Capital, por onde o trânsito de pessoas é menor do que o de uma praça de igreja matriz de qualquer cidade do interior.

3 comentários:

  1. Heyy, man, thanks for your help. I spent your money buying internet access. You're the man...

    ResponderExcluir
  2. Everyone is a little crazy, cockeyed!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Comédia o primeiro comentário! Muito legal seu blog. Vou acompanhar!
    Beijos,
    Cyntia

    ResponderExcluir